Home A Confraria Orgãos Sociais A Sopa Eventos Mercado Caramelo Natal na Vila Imprensa Contactos

Confraria da Sopa Caramela

17 de Outubro 2024 - 11 anos a divulgar a Sopa Caramela

A Sopa Caramela

A história da Sopa Caramela

A origem desta sopa, na nossa região, remonta a meados do séc. XIX (décadas de 40 e 50), quando os trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e Baixo Mondego se deslocavam sazonalmente para a zona dos Concelhos de Palmela, Moita e Montijo, nomeadamente para a herdade de Rio Frio, à procura de melhores condições de vida, eles próprios se intitulavam de "Caramelos de ir e vir".

A partir do final do séc. XIX, muitos desses trabalhadores fixaram-se na região por necessidade de mão de obra permanente e passaram a "Caramelos de ficar", tendo-se tornado rendeiros com casa e horta, sobretudo na área da actual freguesia de Pinhal Novo, hoje integrada na chamada a "zona dos Caramelos".

Devido às dificuldades económicas, a base da sua alimentação era constituída pelos produtos que a terra dava - batata, feijão e couve - acompanhados pelas carnes gordas (toucinho) e enchidos, provenientes da tradicional matança do porco, que garantia a sua subsistência, a que davam o nome de "Sopa de feijão com hortaliça".

A designação "SOPA CARAMELA" é criada a partir de 2003, quando os Ranchos Folclóricos da Freguesia de Pinhal Novo aceitaram o desafio de vender esta sopa nas Festas Populares de Pinhal Novo.

A "SOPA CARAMELA" é, hoje, um símbolo da comunidade do Pinhal Novo, onde assenta, em larga parte a sua origem e cuja cultura gastronómica é basicamente acarinhada pela sua população enquanto fonte de consciência e identidade territorial.

Passando de um prato tradicional que estava a cair no esquecimento, pois apenas algumas famílias (poucas) ainda o cozinhavam à, MELHOR SOPA DO MUNDO!

A Receita

A receita original da Sopa Caramela

A receita da Sopa Caramela Vegan

Outras Iguarias Caramelas

Batatas Ensalsadas

Pudim de Abóbora